Habilidades vinculadas ao tema- Elires T. Capellesso

 

Elires T. Capellesso - Habilidades vinculadas ao tema.


EF04CI02CX01 Investigar características da água nos estados: sólido, líquido e gasoso, realizando experimentos para verificar as mudanças de estado. 
 EF05CI02RS-2 CX Compreender a importância da água, discutir sobre o desperdício desse recurso natural e as implicações na vida do planeta.  
EF05CI04 Identifcar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas para discutir e propor formas sustentáveis de utilização desses recursos. 

7º ANO 
EF07CI04CX13 Compreender os principais ciclos biogeoquímicos (água, carbono, oxigênio, nitrogênio) e reconhecer sua importância para a manutenção da vida na Terra, considerando os impactos da ação humana na alteração desses ciclos. 
EF07CI09CX23 Identificar os processos de tratamento de água e efluentes, a fim de perceber a dependência humana em relação aos recursos hídricos. 

3º ANO 
EF03GE09 Investigar os usos dos recursos naturais, com destaque para os usos da água em atividades cotidianas (alimentação, higiene, cultivo de plantas etc.), e discutir os problemas ambientais provocados por esses usos. 
EF03GE10 Identifcar os cuidados necessários para utilização da água na agricultura e na geração de energia de modo a garantir a manutenção do provimento de água potável. 

Tecnomídias - Anos iniciais

CDLD02 Interagir com diferentes interfaces tecnológicas (computador, tablet, eReader, celular, smart TV, smartwatch, etc.)

PCAB01 Identificar informações importantes e descartar informações irrelevantes.

.

TDCR02 Utilizar a internet para acessar informações.

TDCR05 Utilizar diferentes mecanismos de busca em pesquisas na internet.

CDCD07 Compreender que há legislação específica que regra o uso dos meios digitais.

TDCR07 Refinar os termos de busca em pesquisas na internet.

TDHS08 Utilizar softwares para editar e publicar imagens, textos, áudios e vídeos produzidos, explorando os recursos multissemióticos disponíveis.

PCRP08 Utilizar dispositivos ou ferramentas, para automatizar diferentes tipos de atividade.

PCRP09 Realizar atividades em paralelo, poupando tempo e obtendo resultados mais concisos e rápidos.

CDLD10 Ler em diferentes suportes digitais: computador, tablet, eReader, celular, smart TV, smartwatch, etc.

TDRD10 Utilizar pacotes de escritório e de edição gráfica para representar a informação em diferentes formatos.

CDLD11 Agregar diferentes conhecimentos para explorar linguagens midiáticas (imagens, ícones, textos e hipertextos, áudios, vídeos e animações).

CDCD11 Apresentar julgamento apropriado na navegação em sites diversos.

CDTS11 Conhecer formas de reduzir o impacto ambiental dos recursos tecnológicos, promovendo a sustentabilidade.

CDLD12 Produzir conteúdo multimídia utilizando linguagens midiáticas (imagens, ícones, textos e hipertextos, áudios, vídeos e animações).

CDCD12 Reconhecer sites confiáveis e adequados a sua faixa etária.

CDLS13 Expressar-se usando tecnologias, assumindo a autoria das produções.

CDTS13 Ter atitudes sustentáveis frente ao uso das tecnologias, praticando o consumo consciente.

TDRD13 Organizar dados e informações pesquisados utilizando as mídias e tecnologias disponíveis.

TDHS13 Utilizar sistemas operacionais livres.

CDCD14 Verificar a veracidade das informações, identificando conteúdos falsos.

CDCD20 Respeitar a privacidade individual e coletiva, reconhecendo a necessidade de autorização para compartilhamento de conteúdo virtual.

CDCD23 Criar e manter uma reputação positiva on-line e off-line.

Fonte de pesquisa:

https://educacao.caxias.rs.gov.br/documento-orientador-curricular-para-a-educacao-infantil-e-o-ensino-fundamental-de-caxias-do-sul-doccx


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HABILIDADES VINCULADAS AO TEMA ÁGUA - Maico Peroni

Objeto de aprendizagem - Quiz sobre a água

Objeto de Aprendizagem - Jogo das Gotas