Rodrigo Fagundes de Cristo - Habilidades vinculadas ao tema.


GEOGRAFIA

Ao buscar subsídios na BNCC acerca das habilidades possíveis de serem construídas no projeto “O mundo sem água”, encontrei aporte na área da Geografia dos anos iniciais. São habilidades que vem plenamente ao encontro da abordagem do projeto, tendo nas informações coletadas, na produção do mapa conceitual, nas leituras de artigos científicos e nas criações textuais e imagéticas que foram elaboradas a partir destas fontes de pesquisa, uma compressão mais ampla da complexidade e da dramática urgência em se discutir e atuar pelo uso sustentável dos recursos hídricos.

2º ano

(EF02GE11) Reconhecer a importância do solo e da água para a vida, identificando seus diferentes usos (plantação e extração de materiais, entre outras possibilidades) e os impactos desses usos no cotidiano da cidade e do campo.

3ª ano

(EF03GE09) Investigar os usos dos recursos naturais, com destaque para os usos da água em atividades cotidianas (alimentação, higiene, cultivo de plantas etc.), e discutir os problemas ambientais provocados por esses usos.

(EF03GE10) Identificar os cuidados necessários para utilização da água na agricultura e na geração de energia de modo a garantir a manutenção do provimento de água potável.

4º ano

(EF05GE10) Reconhecer e comparar atributos da qualidade ambiental e algumas formas de poluição dos cursos de água e dos oceanos (esgotos, efluentes industriais, marés negras etc.).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HABILIDADES VINCULADAS AO TEMA ÁGUA - Maico Peroni

Objeto de aprendizagem - Quiz sobre a água

Objeto de Aprendizagem - Jogo das Gotas